quinta-feira, 15 de abril de 2010

o fim do cinema (em 1992)

no começo de minha carreira de jornalista, 10 anos atrás, escrevia sobre cinema na falecida som livre loja virtual. depois, via gafieiras, veio a música (brasileira) que acabou tomando um espaço gigantesco na minha vida profissional. mas o cinema acabou voltando em freelas e na revista monet, mas geralmente em perfis. a crítica de cinema ou música nunca me interessou - principalmente pela gratuidade e falta de preparo de muitos dos meus colegas -, mas é claro que uma figura ou outra sempre salta aos olhos pelo texto bonito, argumentos e reflexão. no caso do cinema, fora o mestre inácio araújo e alguns outros (ricardo calil, josé geraldo couto, carlos alberto mattos e luiz zanin, por exemplo), um dos caras que mais respeito e acompanho é o kléber mendonça filho. agora, e isso é falha minha, não lembrava que o cara também é cineasta com vários curtas interessantes no currículo (ficção e não-ficção). olha o pernambucano aí.

kléber recentemente até anunciou que dará um tempo na crítica de cinema (que exercia há 12 anos no jornal do commercio) para fazer seu primeiro longa, o som ao redor. fiquei sabendo disso em seu blog, o cinemascópio (que tem twitter), e também tomei conhecimento do canal que criou no vimeo com parte de sua filmografia. foi de lá que pincei um documentário que fez em parceria com elissama cantalice como trabalho de encerramento do curso de jornalismo na ufpe. sobre homem de projeção (1992), curta de pouco mais de 7 minutos, kléber diz que "seu alexandre (alexandre moura) era o operador de projeção do cine art palácio em 1991, centro do recife. ele nos mostra a grande sala de cinema da rua da palma (fechada um ano depois), e fala sobre exibir filmes. seu alexandre tornou-se um amigo. faleceu em 2003. na verdade, eu revi o filme agora, antes de upload, e fiquei meio triste..."



lá no vimeo tem ainda outro documentário de kléber, igualmente melancólico e sobre o fim dos cinemas de bairro em recife. é casa de imagem (1992) e tem participação do seu alexandre. pena que não deu para incorporar. no mais, veja (e leia) tudo do cara.

Um comentário:

Carlos Alerto Matto disse...

Que puta orgulho aparecer nessa listinha. Obrigado!