quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

12 dias SP, uma introdução

cerca de um ano atrás, não sei ao certo, pensei numa série de 12 reportagens. a ideia original era passar um dia por mês rodando por alguma região de são paulo, mas ainda estava meio vago. precisava de um recorte mais definido. no início desse ano pensei em fazer todo dia 25, começando no aniversário da cidade em 25 de janeiro e terminando em 25 de dezembro. não consegui iniciar em janeiro, cabeça a mil, e pra driblar as limitações dessa produção independente pensei numa saída: escolher 12 lugares de são paulo que fossem uma mistura de lazer, trabalho e passagem, e que tivessem horário para fechar e abrir (claro que sempre rolam umas liberdades, nada é tão engessado assim). e eu ficaria pra cima e pra baixo observando, falando com pessoas e tirando fotos. fazendo um registro-instantâneo de um espaço paulistano e de suas gentes em um dia específico. só uma coisa não mudou do ano pra cá, o nome do projeto ("12 dias SP", pois as noites ficam pruma próxima), além dessa vontade de estar na rua, em movimento. o "você praça acho graça" faz parte disso também.

bem, tinha pensando em alguns pontos, mas decidi abrir no facebook essa história. um tanto pra sentir a recepção, mas também esperando sugestões. nos dois casos, o retorno foi surpreendentemente bom e me deu outras muitas outras ideias (não tenho nem como agradecer todas as dicas, foram muitas e de muitas pessoas). acabei fechando nos seguintes 12 pontos: grandes galerias, terminal da praça da bandeira, praça da sé, luz, centro de tradições nordestinas, parque ecológico do tietê, rua javari em dia de jogo, mercado da lapa, shopping cidade jardim, cemitério jardim são luís, zoológico e represa de guarapiranga. a estreia será em março nas grandes galerias.



p.s.: acabei, meio que de sopetão, fazendo um texto de aquecimento, um exercício, para o "12 dias SP" a partir de um passeio noturno na paulista. saiu "o início da avenida paulista também é seu fim".

atualização: escrevo agora do início de junho e ainda não comecei. que beleza... mas vai rolar, vai rolar...

Nenhum comentário: