domingo, 19 de maio de 2013

virada cultural 2013, breve saldo pessoal

como sempre acontece em termos de virada cultural, a teoria é uma coisa e a prática é outra. fiz um roteiro com nove shows e vi, inteiros, quatro. a história desse ano foi mais ou menos a seguinte: finalzinho do lucas santtana (delícia), metá metá (absolutamente poderoso, e com muita gente cantando todas as letras - só lamentei não ter rolado “cobra rasteira”), black star (muito e muito bom), um pedacinho bem divertido de rappin hood, racionais (show foda, histórico, catártico, pra cima - mas vou depois escrever mais sobre esse comparando com o da virada de 2007) e baiana system (outra delícia total).

acompanhei e fiquei sabendo de algumas brigas/arrastões, mas não acho que a segurança (ou falta de) seja um problema maior que a limpeza, por exemplo. a sujeira na madrugada e início da manhã sempre foi e continua sendo pra mim o grande problema estrutural da virada, tanto por culpa da(s) prefeitura(s) quanto pelo público. mas voltando ao tema ‘violência’, também não acho que foi maior esse ano que nos outros e olha que já tenho uns seis ou sete de virada (e dois anos atrás fui assaltado). na madrugada desse domingo, por exemplo, atravessei em dois momentos a parte clássica da crackolândia (rua do triunfo, rua dos gusmões) e os nóias tavam lá no seu próprio mundo sem mexer com ninguém. a violência ali era só da tristeza e do abandono.

mas é claro que a combinação de muita gente com álcool durante muitas horas é potencialmente explosiva em qualquer lugar (principalmente na madrugada) e realmente não sei o que pode ser feito pra resolver esse dilema do evento. acho que tá mais que na hora de se pensar – e isso é apenas um exemplo – em mini viradas espalhadas pela cidade e trimestrais ou semestrais. talvez uma pulverização do público pela cidade resolvesse alguns desses problemas (do mesmo jeito que proibir bebida certamente não é uma das soluções).

vi muitos policiais na rua, mas achei que eles pareciam estar numa onda liberal, saca? num laissez fair/laissez passer de corpo presente e braços cruzados. impossível não cogitar a hipótese conspiratória que a pm, do governador alckmin (psdb), tenha recebido alguma ordem para ficar numa relax, numa tranquila, numa boa, afinal foi a primeira virada da administração haddad (pt). enquanto isso, no twitter, o cada vez mais infantil serra (psdb) se mostrou preocupado que o evento esteja sendo usado para “aparelhamento político-partidário” (zzzzzz).

de resto, uma programação bem boa e variada (como sempre tem que ser), e muita gente se divertindo numa cidade que precisa justamente disso (e cada vez mais).

p.s.: tava tão afim de curtir o que conseguisse na virada (e as pessoas que porventura encontrasse, premeditadamente ou não) que mal entrei na internet & redes sociais e só tirei uma foto (e ruim) do show do racionais. essa aqui ó...

Um comentário:

@LuMetal disse...

Concordo com vc, e apesar de termos vistos shows diferentes acho que vimmos a mesma virada.