quinta-feira, 5 de setembro de 2013

gaby is crazy for you

atualmente, gaby amarantos está malhando, fazendo regime e cuidando da saúde em horário nobre, mais precisamente no quadro 'medida certa - a disputa' (sua participação, aliás, gerou uma série daquelas microindignações virtuais, devidamente destruídas por nina lemos em "liberdade para preta gil e gaby amarantos"). só que a partir do dia 19 desse mês, às 19h no canal bis, a paraense estará em um reality show bem diferente. filmado na segunda quinzena de julho desse ano, gaby gringa é uma série em dez episódios que acompanha passeios, encontros musicais, descobertas e frios na barriga da artista em sua primeira miniturnê internacional (nova york, londres, bristol e antuérpia). bati um papinho virtual com a moça pouco após sua volta e antes da entrada no 'medida certa'. saiu na monet agora de setembro. ah, e as fotos que ilustram esta postagem foram tiradas durante um divertido encontro com ela em belém, no início de janeiro deste ano. não emplaquei a pauta sobre a gravação de um comercial, mas a conversa foi ótima (não transcrevi até hoje, mals) e a noite tão boa quanto.


DISSERAM QUE ELA VOLTOU MAIS PARAENSE AINDA

Desde que lançou, há dois anos, a primeira música (“Xirley”) de seu disco de estreia, Gaby Amarantos não sossegou o facho. Talvez tenha sido por causa do feitiço do café que ela coou na calcinha da música popular brasileira, mas o fato é que o disco Treme foi eleito um dos melhores de 2012 pela crítica especializada e Gaby emplacou uma canção (“Ex-Mai Love”) numa abertura de novela global, além de encarar muitos shows, matérias e aparições televisivas para todos os tipos de públicos país afora. Agora é a vez da orgulhosa paraense, que acabou de fazer 35 anos, ganhar o mundo, ou pelo menos parte dele, no especial Gaby Gringa.

Filmado em julho durante a miniturnê internacional que levou a cantora a países como Estados Unidos (Nova York), Inglaterra (Londres e Bristol) e Bélgica (Antuérpia), Gaby Gringa foi dirigido e produzido por Tatiana Issa e Rafael Alvarez, a mesma dupla do premiado documentário Dzi Croquetes. “[O programa] vai trazer um mix de irreverências, porque sou uma comediante por natureza e causei muito nos ‘States’, e momentos emocionantes como cantar ‘Aquarela Brasileira’ no Birdland, onde Billie Holiday foi consagrada, e visitar o Apollo Theater, palco de shows históricos de James Brown e Michael Jackson. Também rolaram encontros musicais inusitados com artistas do Brooklyn e Harlem e alguns brasileiros bem conhecidos. Cada encontro, uma emoção diferente”, explicou Gaby, já de volta a sua casa no Jurunas, bairro periférico de Belém.


Os brasileiros a quem Gaby se refere vão de Seu Jorge ao rapper Emicida, passado por Tulipa Ruiz, Lucas Santtana, Maria Gadú, Pretinho da Serrinha e a banda Graveola. Alguns desses encontros aconteceram em situações intimistas, na rua ou em um parque, e outros em grandes shows como o Brasil Summerfest, no Central Park. “A receptividade foi melhor do que imaginava, mas tinha certeza que algo maravilhoso estava reservado pra mim por lá. Sei o potencial do que faço e o fato das pessoas lá fora não atentarem para o significado da palavra ‘brega’ faria com que esse público ouvisse a música livre de qualquer preconceito”. Um público livre de preconceitos como ela própria.

“Essa viagem me agregou muita bagagem cultural e me fez levar a cultura do meu país para outros mundos. Isso me fez ver tudo, vida, carreira, com outros olhos”. Gaby Gringa é, portanto, o retrato de um momento especial de uma artista que nasceu nas festas de aparelhagem no Norte do Brasil e que agora mostra toda sua força pop miscigenada a um novo público.


Enquanto prepara o segundo disco, que só deve ser lançado em 2014, Gaby também comemora a descoberta do seu lado atriz. No primeiro semestre protagonizou o episódio de estreia da série Contos do Edgar (Fox) e em novembro estará nos cinemas em Super Crô – O Filme. Mas certamente 2013 ficará marcado na sua memória, e na sua carreira, como o ano que deu os primeiros passos do projeto de dominação mundial Gaby Gringa. “Todos os lugares [retratados no programa] foram especiais. Sabe aquele trabalho que você faz se arrepiando a cada passo? Foi assim. Nós nos emocionávamos a cada ato e chorei muito ao cantar ‘Como Nossos Pais’ [de Belchior] em homenagem aos meus pais que são heróis pra mim, e ‘The Very Thought of You’ da Billie Holiday. As pessoas vão se surpreender me assistindo cantar músicas que jamais imaginariam que eu flertasse. Mas o que quero mesmo é continuar fazendo o mundo e o Brasil tremerem com a alegria do Pará”. Sossegar o facho é uma expressão que não está em seu dicionário.

p.s. 1: olha só a reportagem em página dupla na monet.



p.s. 2: e aqui o clipe de "gemendo" gravado na galeria/ateliê do artista plástico kenny scharf durante a passagem de gaby por nova york.

Nenhum comentário: