quinta-feira, 16 de novembro de 2017

cinema dos 70, uma listinha

nasci nos anos 70 – mais precisamente 1974 – então é claro que tenho um certo carinho pela década mais louca, suja e malvada do século 20. mas só fui me dar conta da profundidade cinematográfica da época muitos anos depois, já adulto. tinha visto um ou outro clássico em corujões, sessões da tarde ou VHS, e depois outros em DVD ou TV a cabo, e finalmente muito mais nos torrents ou streamings do site internet.

fascinante ver o tanto de beleza e loucura dos filmes dessa época e de como as novidades e experimentações radicais da década anterior [câmeras na mão, luz natural, edição não linear, zoom, etc] ganharam uma maturidade perturbadora. daí que fui montando uma lista com os meus filmes preferidos dessa década, ano a ano. claro que tem coisa faltando, coisa que não vi ou não gostei, e espero que consiga lembrar de atualizar. de qualquer forma, segue o fio...

Orson Welles, mestre, em Ardil 22

1970
ARDIL 22 (CATCH-22, Mike Nichols)
DODESKADEN (Akira Kurosawa)
GIMME SHELTER (Albert Maysles, David Maysles e Charlotte Zwerin)
M.A.S.H (Robert Altman)
O CONFORMISTA (IL CONFORMISTA, Bernardo Bertolucci)
OS PALHAÇOS (I CLOWNS, Federico Fellini)
PEQUENO GRANDE HOMEM (LITTLE BIG MAN, Arthur Penn)
ZABRISKIE POINT (Michelangelo Antonioni)

Corrida Sem Fim, clássico indie dirigido por Monte Hellman

1971
A ÚLTIMA SESSÃO DE CINEMA (THE LAST PICTURE SHOW, Peter Bogdanovich)
AS AVENTURAS DE M. HULOT NO TRÁFEGO LOUCO (TRAFIC, Jacques Tati)
CORRIDA CONTRA O DESTINO (VANISHING POINT, Richard C. Sarafian)
CORRIDA SEM FIM (TWO LANE BLACKTOP, Monte Hellman)
ENCURRALADO (DUEL, Steven Spielberg)
LARANJA MECÂNICA (A CLOCKWORK ORANGE, Stanley Kubrick)
MACBETH (Roman Polanski)
MORTE EM VENEZA (DEATH IN VENICE, Luchino Visconti)
O ESTRANHO QUE NÓS AMAMOS (THE BEGUILED, Don Siegel)
OPERAÇÃO FRANÇA (FRENCH CONNECTION, William Friedkin)
QUANDO EXPLODE A VINGANÇA (GIU LA TESTA, Sergio Leone)
SOB O DOMÍNIO DO MEDO (STRAW DOGS, Sam Peckimpah)
THX-1138 (George Lucas)

Barbra Streisand numa das comédias 
mais divertidas de todos os tempos, 
Essa Pequena é uma Parada

1972
A INOCENTE FACE DO TERROR (THE OTHER, Robert Mulligan)
AGUIRRE, A CÓLERA DOS DEUSES (AGUIRRE, DER ZORN GOTTES, Werner Herzog)
AMARGO PESADELO (DELIVERANCE, John Boorman)
CABARET (Bob Fosse)
CIDADE DAS ILUSÕES (FAT CITY, John Huston)
ESSA PEQUENA É UMA PARADA (WHAT'S UP, DOC?, Peter Bogdanovich)
GRITOS E SUSSURROS (VISKINIGAR OCH ROP, Ingmar Bergman)
O DISCRETO CHARME DA BURGUESIA (LE CHARME DISCRET DE LA BOURGEOISIE, Luis Buñuel)
O PODEROSO CHEFÃO (THE GODFATHER, Francis Ford Coppola)
ÚLTIMO TANGO EM PARIS (LAST TANGO IN PARIS, Bernardo Bertolucci)
SONHOS DE UM SEDUTOR (PLAY IT AGAIN, SAM, Herbert Ross)

Magali Noel em Amarcord, um dos muitos pontos altos 
da gigantesca carreira de Fellini

1973
A NOITE AMERICANA (LA NUIT AMERICAINE, François Truffaut)
AMARCORD (Federico Fellini)
CAMINHOS PERIGOSOS (MEAN STREETS, Martin Scorsese)
GOLPE DE MESTRE (THE STING, George Roy Hill)
INVERNO DE SANGUE EM VENEZA (DON'T LOOK NOW, Nicolas Roeg)
LUA DE PAPEL (PAPER MOON, Peter Bogdanovich)
O DORMINHOCO (SLEEPER, Woody Allen)
O EXORCISTA (THE EXORCIST, William Friedkin)
OPERAÇÃO DRAGÃO (ENTER THE DRAGON, Robert Clouse)
OS AMIGOS DE EDDIE COYLE (THE FRIENDS OF EDDIE COYLE, Peter Yates)
SERPICO (Sidney Lumet)
TERRA DE NINGUÉM (BADLANDS, Terrence Malick)
TODA NUDEZ SERÁ CASTIGADA (Arnaldo Jabor)
VERDADES E MENTIRAS (F FOR FAKE, Orson Welles)

Warren Oates em um dos filmes mais selvagens e 
menos conhecidos de Peckimpah, 
Tragam-me a Cabeça de Alfredo Garcia

1974
A CONVERSAÇÃO (THE CONVERSATION, Francis Ford Coppola)
CHINATOWN (Roman Polanski)
CORAÇÕES E MENTES (HEARTS AND MINDS, Peter Davis)
GOLPE BAIXO (THE LONGEST YARD, Robert Aldrich)
LENNY (Bob Fosse)
MARTHA (Rainer Werner Fassbinder)
O JOVEM FRANKENSTEIN (YOUNG FRANKESTEIN, Mel Brooks)
O PODEROSO CHEFÃO II (THE GODFATHER PART 2, Francis Ford Coppola)
O SEQUESTRO DO METRÔ (THE TAKING OF THE PELHAM ONE TWO THREE, Joseph Sargent)
OPERAÇÃO YAZUKA (THE YAKUZA, Sydney Pollack)
TRAGAM-ME A CABEÇA DE ALFREDO GARCIA (BRING ME THE HEAD OF ALFREDO GARCIA, Sam Peckimpah)
UMA MULHER SOB INFLUÊNCIA (A WOMAN UNDER THE INFLUENCE, John Cassavetes)

Grey Gardens, mais uma das obras primas 
documentais dos irmãos Maysles

1975
BARRY LYNDON (Stanley Kubrick)
BLACK MOON (Louis Malle)
GREY GARDENS (Albert Maysles, David Maysles, Ellen Hovde e Muffie Meyer)
KUNG FU CONTRA AS BONECAS (Adriano Stuart)
MONTY PYTHON EM BUSCA DO CÁLICE SAGRADO (MONTY PYTHON AND THE HOLY GRAIL, Terry Jones e Terry Gilliam)
NASHVILLE (Robert Altman)
O DIA DO GAFANHOTO (THE DAY OF THE LOCUST, John Schlesinger)
O HOMEM QUE QUERIA SER REI (THE MAN WHO WOULD BE KING, John Huston)
SALÓ, OU OS 120 DIAS DE SODOMA (SALÒ, O LE 120 GIORNATE DI SODOMA, Pier Paolo Pasolini)
O REI DA NOITE (Hector Babenco)
OPERAÇÃO FRANÇA II (FRENCH CONNECTION, John Frankenheimer)
PROFISSÃO: REPÓRTER (THE PASSENGER, Michelangelo Antonioni)
ROLLERBALL – GLADIADORES DO FUTURO (ROLLERBALL, Norman Jewison)
TUBARÃO (JAWS, Steven Spielberg)
UM DIA DE CÃO (DOG DAY AFTERNOON, Sidney Lumet)
UM ESTRANHO NO NINHO (ONE FLEW OVER THE CUCKOO'S NEST, Milos Forman)
UM LANCE NO ESCURO (NIGHT MOVES, Arthur Penn)

Peter Finch na cena clímax de Rede de Intrigas

1976
1900 (NOVECENTO, Bernardo Bertolucci)
A ÚLTIMA LOUCURA DE MEL BROOKS (SILENT MOVIE, Mel Brooks)
CARRIE, A ESTRANHA (CARRIE, Brian De Palma)
DONA FLOR E SEUS DOIS MARIDOS (Bruno Barreto)
O INQUILINO (LE LOCATAIRE, Roman Polanski)
REDE DE INTRIGAS (NETWORK, Sidney Lumet)
TAXI DRIVER (Martin Scorsese)

Diane Keaton e Woody Allen em 
Noivo Neurótico, Noiva Nervosa

1977
A CRUZ DE FERRO (CROSS OF IRON, Sam Peckimpah)
ALTA ANSIEDADE (HIGH ANXIETY, Mel Brooks)
CONTATOS IMEDIATOS DO TERCEIRO GRAU (CLOSE ENCOUNTERS OF THE THIRD KIND, Steven Spielberg)
ESSE OBSCURO OBJETO DO DESEJO (CET OBSCUR OBJET DU DESIR, Luis Buñuel)
LÚCIO FLÁVIO, O PASSAGEIRO DA AGONIA (Hector Babenco)
NOIVO NEURÓTICO, NOIVA NERVOSA (ANNIEL HALL, Woody Alen)
O AMIGO AMERICANO (DER AMERIKANISCHE FREUND, Wim Wenders)
O OVO DA SERPENTE (THE SERPENT'S EGG, Ingmar Bergman)
O TRAPALHÃO NAS MINAS DO REI SALOMÃO (J.B. Tanko)
OS DUELISTAS (THE DUELISTS, Ridley Scott)
STAR WARS (George Lucas)

Robert De Niro no épico O Franco Atirador

1978
A DAMA DO LOTAÇÃO (Neville de Almeida)
A FÚRIA (THE FURY, Brian De Palma)
A LIRA DO DELÍRIO (Walter Lima Jr.)
CINZAS NO PARAÍSO (DAYS OF HEAVEN, Terrence Malick)
CLUBE DOS CAFAJESTES (ANIMAL HOUSE, John Landis)
O FRANCO ATIRADOR (THE DEER HUNTER, Michael Cimino)
OS TRAPALHÕES NA GUERRA DOS PLANETAS (Adriano Stuart)
PRETTY BABY (Louis Malle)

Roy Scheider no musical All That Jazz de Bob Fosse

1979
A VIDA DE BRIAN (LIFE OF BRIAN, Terry Jones)
ALCATRAZ - FUGA IMPOSSÍVEL (ESCAPE FROM ALCATRAZ, Don Siegel)
ALIEN – O OITAVO PASSAGEIRO (ALIEN, Ridley Scott)
APOCALYPSE NOW (Francis Ford Coppola)
MANHATTAN (Woody Allen)
NOSFERATU - O VAMPIRO DA NOITE (NOSFERATU: PHANTOM DER NACHT, Werner Herzog)
O CASAMENTO DE MARIA BRAUN (DIE EHE DER MARIA BRAUN, Rainer Werner Fassbinder)
O SHOW DEVE CONTINUAR (ALL THAT JAZZ, Bob Fosse)

Nenhum comentário: